sábado, 23 de maio de 2009

Medo vs. Ansiedade



Dessas últimas minhas curiosidades, a que tem mais me despertado vontade de conhecimento é a psicologia. Entender mesmo que não tão profundamente o porquê de certas atitudes é para mim de extrema importância (talvez algum psicólogo explique essa vontade).
Até mesmo no Marketing, o conhecimento nessa área é necessário, principalmente em relação ao comportamento humano e suas influências.

E assim cheguei em um livro que estuda a Psicologia Social, e nele um artigo que enunciava o Medo vs. Ansiedade.
Coisa que nunca tinha parado para analisar e é tão claro, ambas as sensações são semelhantes. O medo é um sentimento, uma sensação composta de várias reações químicas que circulam nosso corpo, ainda acelera os batimentos cardíacos e também dá aquele frio na barriga. A ansiedade é bem parecida, ainda que seja mais angustiante e menos sufocante.
A diferença mais pertinente entre ambas é que o medo gira em torno de uma possível situação de perigo, como por exemplo um assalto armado, onde ficamos com medo de perder nossa vida, um instinto natural de auto-proteção.
A ansiedade é algo mais complicado, é quando existe uma situação onde não se corre perigo claro. Mas há o receio de algo, como a possibilidade de dar errado ou até mesmo de não saber como lidar em alguma situação.
Fato é que chegando onde quero chegar, é que confundimos muito uma sensação com a outra.

E apesar de conseguirmos às vezes controlar o nível de medo ou ansiedade, sempre iremos sentir um ou outro.
Ao menos sabendo disso posso agora identificar, e apesar de não parecer faz total diferença, tanto para auto-controle quanto para conhecimento próprio.
Fui...

0 comentários:

Postar um comentário